Novidades

Vida de Saúde: um projeto com embasamento científico


21/03/2016

Quando Marcio Atalla decidiu que era hora de colocar uma cidade inteira em movimento a partir do projeto de qualidade de vida mais ambicioso de sua carreira, o Vida de Saúde, muita gente, além de Jaguariúna, foi mobilizada. Somando forças com o professor de Educação Física que tem experiência comprovada em transformar hábitos de forma inteligente, sem fórmulas milagrosas ou radicalismos, especialistas de várias áreas estão trabalhando para fazer deste grande projeto um registro científico da primeira mudança de comportamento e hábitos realizada em massa.

No lado acadêmico, professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) participarão de todo o processo ajudando a embasar o programa por meio de pesquisas que mostrem como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas. Além de adotar como parâmetro o fator de risco para doenças crônicas, o estudo irá avaliar a possível redução dos gastos públicos com medicamentos e tratamentos médicos.

Antes e após o projeto serão realizadas avaliações laboratoriais (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), medições de circunferência abdominal, IMC (índice de massa corporal), pressão arterial e avaliação do nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde de cada participante.

Na inteligência digital e na comunicação, a @labCorp desenvolveu a plataforma do projeto, o "Oi, Atalla!", canal exclusivo para o cadastramento de todos os moradores de Jaguariúna e acompanhamento da evolução dos indicadores de saúde e estilo de vida.

A plataforma Oi, Atalla! permite que cada pessoa simule treinos e anote todas as suas atividades diárias. Além disso, conta com um aplicativo mobile com pedômetro que marca, automaticamente, quanto o usuário está se movimentando por dia. Com essas informações, ele saberá se está alcançando a meta de passos gerada para seu perfil, obtido com base em suas respostas no momento da avaliação inicial. A plataforma também oferece conteúdos personalizados, como dicas de nutrição e atividades físicas, e promove a integração por meio de desafios entre os usuários. Tudo para aumentar a motivação e o engajamento de todos os cidadãos de Jaguariúna no programa.

Com todo esse expertise, Jaguariúna está mais do que pronta para a largada do Vida de Saúde no dia 30 de abril, o que ocorrerá em uma caminhada entre o Centro Cultural e o Parque dos Lagos, esse último um importante local de lazer entre os jaguariunenses.

Seguindo com as palavras do próprio Marcio Atalla: "Medicina preventiva é a nossa rotina, como nos movimentamos, como comemos, como dormimos. Por isso a pílula mágica da saúde está em cada um de nós. Nós que a fazemos, a cada dia."



Leia também


21/03/2016

Lugar de criança é </br> na cozinha!


A velha máxima de que a cozinha não é lugar de crianças vem sendo contestada mundo afora. Nas escolas, em programas de TV e em cursos de gastronomia, a presença de minichefs é cada vez mais assídua. 

 

21/03/2016


Os lanchinhos que as crianças adoram não precisam ser banidos do cardápio infantil. Pizza, hambúrguer e empanados de frango podem ser mais saudáveis se preparados de forma caseira, sem todos os aditivos de que a indústria alimentícia faz uso