Novidades

Veja nosso tutorial e aprenda a usar a plataforma Oi, Atalla!


08/06/2016

Você que já se cadastrou no Vida de Saúde em Jaguariúna pode começar a aproveitar os recursos da plataforma Oi, Atalla! para introduzir mais movimento e qualidade de vida no seu dia a dia. Por isso, preparamos um tutorial para ajudar você a entender melhor como tudo funciona, tanto na Web (usando um computador) quanto no App (pelo celular). Esperamos que ajude!

Com o Oi, Atalla!, você ganha um importante aliado na hora de fazer a anotação e o acompanhamento de seus treinos e atividades (programadas ou não programadas), com toda a facilidade e praticidade.

Tutorial da plataforma Oi, Atalla! - Web
A. Cadastramento
B. Quiz
C. Plataforma
D. Personalização
E. Contato
F. Passo a passo de como inserir exercícios físicos
G. Passo a passo de como inserir refeições
H. Passo a passo de como inserir anotações

A. Cadastramento

Cidadãos de Jaguariúna interessados em se cadastrar no Vida de Saúde podem fazê-lo normalmente por conta própria, acessando a tela inicial do endereço vidadesaude.com.br. No momento da elaboração deste tutorial, o prazo do cadastramento presencial foi prorrogado até 10 de junho (confira detalhes clicando neste link). Na tela de Acesso à Plataforma, a primeira de todas, além de visualizar o campo de login você vai se deparar com a área de "Não é cadastrado?". Nos campos em branco, forneça os dados pedidos: Cartão Cidadão (número, sem espaços ou pontos), data de nascimento (formato DD/MM/AAAA) e e-mail (precisa ser válido, cuidado ao digitar).

- Após o clique em "Enviar", o sistema mandará um e-mail de confirmação (no mesmo endereço de e-mail fornecido por você). Abra sua caixa de entrada e veja se está lá com o assunto "Oi, Atalla! - Valide seu email". Se não estiver na caixa de entrada, cheque se não caiu em Spam ou na caixa de anúncios publicitários. Clique no link fornecido;

- Após a confirmação, você precisa informar seus dados pessoais. Preencha todos os campos, aceite os termos e condições e clique em "Gravar". Pronto. Você já está preparado para ingressar na plataforma Oi, Atalla!, a plataforma do projeto Vida de Saúde.

*Importante observar: muitos usuários tentam clicar no botão para obter uma senha sem estarem cadastrados. Primeiramente, é preciso fazer o cadastro seguindo as opções acima, o que inclui a escolha da senha pelo próprio usuário.

B. Quiz

Em primeiro lugar, após ter seu cadastramento efetivado, você precisa responder ao Quiz, que é uma série de perguntas feitas com o objetivo de avaliar sua condição atual de saúde. O Quiz inicial é composto por 7 partes e o mais importante é que você responda tudo com bastante atenção e sinceridade, pois é a partir dos dados coletados que o sistema vai traçar o seu perfil e informar se você pertence ou não a um grupo de risco.

Procure deixar claro se já teve alguma doença, se anda sentindo dores e aponte também hábitos alimentares e rotina de trabalho. Trace metas claras (na pergunta 4, você será convidado a revelar qual é o seu objetivo de qualidade de vida).

C. Plataforma

1. Após responder o Quiz, você será encaminhado para a plataforma. Clique em "Iniciar" para acompanhar o tour.

2. Você será apresentado inicialmente ao Quadro de Atividades, que é onde será feita e apresentada toda a contagem de suas atividades diárias. Neste espaço você vai poder verificar qual é a sua meta diária em passos, além de conseguir entender como é possível alcançar estes resultados. A plataforma conta com um simulador de atividades, onde você consegue montar a melhor dinâmica de atividades dentro da sua rotina diária.

3. Em seguida, é no menu principal onde você vai anotar tudo o que puder sobre suas rotinas de alimentação e exercícios físicos. Repare que são 3 abas: Atividades, Refeições e Anotações. Em cada uma delas, você precisa inserir o tipo de atividade feita e o tempo gasto, bem como as datas para controle. Repare que todas as estatísticas serão exibidas em forma de gráficos para ajudar a entender o histórico de evolução.

4. Na seção de Desafios, a ideia é propor "competições" de alimentação e movimento entre amigos para deixar a perseguição das metas mais divertida.

5. Na seção de Conquistas você confere uma espécie de Hall da fama, pois é uma área dedicada a apresentar todo o seu nível de engajamento na plataforma.

6. Na seção de Conteúdo, todas as informações editoriais sobre dicas de saúde, nutrição, bem-estar e atividades físicas são disponibilizadas. Há um blog e uma área de downloads, tudo acessível gratuitamente. Especificamente falando sobre os vídeos: todas as dicas rápidas do professor de Educação Física Marcio Atalla e da nutricionista Beatriz Voltolino podem ser acessadas por meio desta seção. Basta rolar a tela.

7. Na seção de Calculadoras você encontra recursos interessantes que ajudam a manter o foco nas metas, sempre de forma realista. Aproveite para fazer as pazes com os números.

8. Na seção de Perfil Público é possível compartilhar com outros participantes suas conquistas. O melhor deste lugar é que você pode definir um "anjo", que é um companheiro (participante) escolhido para dar apoio e incentivo à sua mudança.

D. Personalização

1. No canto superior direito, onde se encontra seu nome, você pode editar suas informações pessoais, inclusive trocar a foto e acompanhar mensagens de alerta.

E. Contato

1. Ao pé da página, lá embaixo, você encontra o espaço "Com quem você gostaria de falar?". São três opções: Marcio, Nutricionista e Suporte. Basta clicar sobre um dos nomes para enviar uma mensagem.

2. Na mesma área você pode conferir o FAQ (perguntas frequentes) e os links para as redes sociais do projeto.

F. Passo a passo de como inserir exercícios físicos

1. Vá em "Meu Diário" no menu principal e clique na aba "Atividades"

2. Selecione uma das atividades cadastradas por padrão em "Insira nova atividade"

3. Clique no ícone do calendário e selecione a data da atividade

4. Clique no ícone do calendário e marque a hora da atividade

5. Clique em inserir

*Importante lembrar: após inserir uma atividade física, não é possível excluí-la. Por isso, é necessário ter bastante atenção antes de concluir uma inserção. Se quiser, teste antes no simulador para só depois proceder de forma definitiva.

G. Passo a passo de como inserir refeições

1. Vá em "Meu Diário" no menu principal e clique na aba "Atividades"

2. Selecione uma das refeições cadastradas por padrão em "Inserir nova alimentação"

3. Clique no ícone do calendário e selecione a data da refeição

4. Clique no ícone do calendário e marque a hora da refeição

5. Selecione um tipo de alimento

6. Defina a quantidade

7. Clique no botão de mais (+) para adicionar o alimento

8. Clique em inserir

H. Passo a passo de como inserir anotações

1. Vá em "Meu Diário" no menu principal e clique na aba "Anotações"

2. No campo "Anotação", clique e insira sua nota

3. No campo "Imagem", clique e insira algum elemento visual (opcional)

4. Clique em inserir

 

Tutorial da plataforma Oi, Atalla! - App
A. App
B. Personalização e configuração
C. Passo a passo de como inserir exercícios físicos
D. Passo a passo de como inserir refeições
E. Passo a passo de como inserir anotações
F. Onde fazer o download do programa

A. App

O objetivo do app, para quem possui um celular, é facilitar a inclusão de atividades, refeições e anotações a partir de qualquer lugar e ainda permitir a contagem de passos (com recurso de pedômetro)* para ajudar na contabilização de movimentos ao longo do dia.

É por meio do app também que o usuário pode acompanhar seus desafios e recompensas para poder se motivar ainda mais nesta disputa saudável.

*Atenção: o aparelho celular precisa contar com este recurso para permitir a contagem automática de passos. Se você não sabe se o seu aparelho possui ou não o recurso, consulte o manual do fabricante.

**Também é importante frisar que não é possível realizar o cadastramento por meio do app, apenas pela plataforma (web).

B. Personalização e configuração

1. No canto superior direito, onde se encontra um ícone de engrenagem, você pode editar suas informações pessoais e também dar o comando para sair do aplicativo (logout).

C. Passo a passo de como inserir exercícios físicos

1. Clique no ícone da "flecha" e depois pressione o ícone de mais (+)

2. Escolha, entre as opções disponíveis, "Movimento"

3. Clique em "Incluir atividade"

4. Você pode buscar (digitando) uma atividade (1) ou selecionar uma atividade listada por padrão (2)

5. Informe quando a atividade ocorreu (1), em que horário a atividade foi iniciada (2) e quanto tempo durou a atividade (3)

6. Clique em "Incluir atividade"

D. Passo a passo de como inserir refeições

1. Clique no ícone da "flecha" e depois pressione o ícone de mais (+)

2. Escolha, entre as opções disponíveis, "Alimentação"

3. Clique em "Incluir atividade"

4. Informe o tipo de refeição (1), informe quando ocorreu (2) e o horário (3); clique para selecionar os alimentos que compõe a refeição a ser cadastrada (4)

5. Procure um alimento digitando (1) ou selecione uma das opções na lista (2)

6. Informe a quantidade em colheres de sopa, digitando (1), e clique em "Salvar" (2)

E. Passo a passo de como inserir anotações

1. Clique no ícone da "flecha" e depois pressione o ícone de mais (+)

2. Escolha, entre as opções disponíveis, "Anotações"

3. Clique em "Incluir atividade"

F. Onde fazer o download do programa

Procure por "Oi, Atalla!" nas lojas Google Play (celulares Android) ou App Store (celulares Apple), ou então clique nos links a seguir.

Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.oiatalla.app

App Store:
https://itunes.apple.com/kh/app/oi-atalla!/id1091346234?mt=8



Leia também


08/06/2016


Estabelecer a hora de comer também favorece a alimentação saudável

08/06/2016

Muito mais sobre o Vida de Saúde na mídia; acompanhe!


Com eventos ainda mais variados, o projeto vem atendendo a um número cada vez maior de pessoas e a imprensa está mostrando bem essa realidade (crédito da imagem: Angélica Banhara)