Novidades

O uso do micro-ondas faz
mal à saúde?


04/11/2016

Estudos que associam o uso de micro-ondas a doenças ainda não são conclusivos, mas é preciso tomar alguns cuidados. Nessa entrevista, a nutricionista Luciana Grucci Maya Moreira, da Unidade Técnica de Alimentação Nutrição e Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca),explica quais.

 

OIN - Que materiais são seguros para o aquecimento ou preparo de alimentos no micro-ondas?

LUCIANA GRUCCI MAYA MOREIRA - Os recipientes de vidro e porcelana são os que podem ser usados com segurança para aquecer alimentos no forno de micro-ondas.

OIN - Que materiais tornam-se um risco para a saúde quando associados ao micro-ondas? 

LUCIANA - Qualquer embalagem de plástico (potes, garrafas ou copos) pode conter substâncias nocivas, com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. Em condições normais de temperatura, essas substâncias não são liberadas. Recomenda-se: nunca aquecer alimentos em recipientes desse material, inclusive mamadeiras. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro ou porcelana que suportem o calor (temperados). Essa cautela se aplica também às bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo. Quando o pote plástico é aquecido, essas substâncias tóxicas são liberadas e contaminam o alimento que está em seu interior. O filme-plástico utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitado.

OIN - Qual o perigo de usar filme-plástico? 

LUCIANA - O filme-plástico não deve ser utilizado para aquecer ou preparar os alimentos no micro-ondas, pois, assim como qualquer outro objeto de plástico, pode conter substâncias tóxicas em sua composição. Quando o alimento coberto com o filme plástico é aquecido, ele produz vapor condensado, que pode gotejar e respingar, contaminando o alimento com essas substâncias. Para aquecer os alimentos, é mais seguro cobri-los com papel toalha, guardanapo, pano de prato ou saco de papel.

 OIN - Aquecer alimentos no micro-ondas, por si só, já foi ou ainda é associado a algum tipo de doença?

LUCIANA - O forno de micro-ondas possui uma forma de radiação não ionizante, isto é, que não tem capacidade de lesar o DNA das células. Portanto, o material genético das células não sofre alteração. O micro-ondas não torna o alimento radioativo e também não causa risco à saúde das pessoas, desde que você siga as instruções de utilização do aparelho. Os resultados dos estudos científicos também não apontam o uso de micro-ondas como fator de risco para o desenvolvimento de câncer.

 OIN - Existem alimentos que não devem ser aquecidos no aparelho? 

LUCIANA - Alimentos e bebidas aquecidos em recipientes apropriados não oferecem risco à saúde. Uma exceção é o leite materno: não é recomendado aquecer ou descongelar no micro-ondas, pois o aquecimento do líquido se dá de forma irregular, formando pontos quentes que podem queimar a boca e a garganta do bebê. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que o leite materno não seja fervido, nem aquecido em micro-ondas, pois este tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção ao bebê. A recomendação é que o leite seja aquecido em banho-maria (água quente em fogo desligado), agitando-se o vidro lentamente para misturar os seus componentes.

Para saber mais sobre alimentação, nutrição e câncer, acesse www.inca.gov.br/alimentacao

 

Um futuro melhor pro seu filho? Saiba dizer não. http://www.obesidadeinfantilnao.com.br



Leia também


04/11/2016

Cultivar e preparar a </br> própria comida ajuda a prevenir a obesidade


Sabia que cultivar e preparar a própria comida ajuda a prevenir a obesidade?

04/11/2016

Quer perder a barriga ou mudar de vida? O Atalla tem dicas para você!


Marcio Atalla explica como uma pequena atitude pode ser transformadora