Novidades

Moradores de Jaguariúna tiram dúvidas em “consultório” com Marcio Atalla


25/07/2016

Moradores de Jaguariúna que se cadastraram para o projeto Vida de Saúde aproveitaram a manhã do último domingo (24) para tirar dúvidas sobre os resultados do exame de sangue, bater papo com o professor de educação física Marcio Atalla e aprender mais sobre estress e depressão no “Consultório Vida de Saúde”, realizado no Teatro Dona Zenaide. 

"Descobri que meu colesterol está um pouco alto. Agora vou tentar controlar isso melhorando minha alimentação", conta André Eduardo Collar, que tem participado de todas as atividades do Vida de Saúde com a família: a mulher Fernanda e os filhos Kalllel e Kauan, de 7 anos. 

O projeto disponibilizou quatro médicos para tirar as dúvidas de saúde da população. "Nossa ideia com estes exames é identificar alterações, de colesterol e glicemia, por exemplo, o quanto antes. Muitas vezes a mudança do estilo de vida, com a prática de atividade física e ajustes na alimentação, é suficiente para regularizar os índices, sem a necessidade de tomar remédio", diz Atalla.

Durante o evento, o psiquiatra Eduardo Tancredi fez uma palestra sobre ansiedade e depressão. "No tratamento de ansiedade e depressão, há casos em que é preciso tomar remédios. Fazer terapia com um psicólogo também é importante. Mas recomendo a prática atividade física e a alimentação saudável para todos os meus pacientes", afirma Tancredi. "A atividade física e muscular ajuda a reverter processos inflamatórios no organismo - e a depressão é uma doença inflamatória. Ter um estilo de vida saudável é importante tanto para tratar como para prevenir. Antes de adoecer, vamos cuidar do nosso equilíbrio", disse o médico. Tancredi terminou a palestra com a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde): "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades." 

A família Collar aprovou o evento: "O Vida de Saúde tira a gente do piloto automático. Em casa, vendo televisão, a gente é só expectador, não tem interatividade. As atividades que o projeto e o Marcio Atalla trazem para a gente geram interatividade, trazem integração com as brincadeiras, jogos e conversas. E podemos compartilhar isso com outras pessoas também", diz André. 

 SOBRE O VIDA DE SAÚDE

 O projeto Vida de Saúde com Marcio Atalla é patrocinado pela Amil e busca melhorar os índices de saúde e a qualidade de vida dos moradores de Jaguariúna por meio de um dia a dia com mais movimento e melhores escolhas na alimentação. São oferecidas várias oportunidades para a população se exercitar e aprender a comer melhor: caminhadas, passeios de bicicleta, oficinas de culinária e de nutrição, palestras e aulas abertas nos parques públicos. Os indicadores de saúde dos moradores inscritos no projeto estão sendo monitorados e os dados servirão de base para um estudo científico coordenado por Atalla junto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Acompanhe o projeto pelo site (vidadesaude.com.br),  Facebook (Vida de Saúde com Marcio Atalla), Instagram (@vidadesaude) e Youtube (www.youtube.com/user/canalbemstar). 



Leia também


25/07/2016

Será que você sofre da Síndrome do Conforto? Dê o play e descubra!


Marcio Atalla tira dúvidas sobre saúde e movimento

25/07/2016

Dicas para que seus filhos tenham bons hábitos alimentares


Alimentação dos pais e responsáveis à mesa são determinantes para aprevenção da obesidade infantil