O Projeto

Um desafio chamado Vida de Saúde


Mobilizar uma cidade inteira para melhorar a qualidade de vida da população através de uma vida com mais movimento e melhores escolhas na alimentação. Este é o novo desafio do professor Marcio Atalla.


Manter corpo e mente em equilíbrio. Buscar um estilo de vida mais saudável. Combater o sedentarismo e a obesidade infantil. Movimentar uma cidade inteira em um ambicioso projeto de qualidade de vida. Bem-vindo ao Vida de Saúde, o mais novo projeto do professor de Educação Física Marcio Atalla, patrocinado pela Amil.

O palco deste projeto inédito é Jaguariúna, cidade distante 100 quilômetros de São Paulo. A população local receberá orientações do professor Atalla e sua equipe para até o fim do ano absorver um novo padrão, baseado em uma vida mais ativa e com melhores escolhas na alimentação.

O objetivo de Marcio Atalla é mostrar aos cidadãos de Jaguariúna, e de todas as cidades do mundo, que não são necessárias grandes mudanças na rotina para alcançar uma vida mais saudável. Bastam apenas algumas ações diárias para alcançar melhora na saúde física e emocional. E, mais do que isso, o movimento é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe.

Esse é o desafio: construir saúde todos os dias, atuar de maneira preventiva e pensar no longo prazo. Por isso Marcio Atalla torna realidade essa inédita intervenção urbana e populacional, envolvendo os sistemas de saúde e educação, empresas e o mundo acadêmico. A experiência desses meses será documentada, gerando conteúdo para TV, cinema e Youtube.

A cidade de Jaguariúna vai se movimentar de diversas maneiras no Vida de Saúde. Será feita uma caminhada inaugural, haverá passeios de bicicleta, oficinas de nutrição, aulas de diversos tipos de atividade física nos parques públicos, diversos desafios.

E além da mudança na vida das pessoas. O Vida de Saúde terá um importante respaldo científico coordenado pelo professor Atalla junto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Mais do que isso: será o primeiro registro científico da mudança de comportamento e hábitos feito em massa.

Esse estudo vai analisar como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas, usando os fatores de risco para doenças crônicas como parâmetro. Também será analisada a redução dos gastos públicos com medicamentos e tratamentos de saúde.

Antes e após o projeto serão realizadas avaliações laboratoriais da população (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), circuferência abdominal, IMC (índice de massa corporal), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde.

Para subsidiar os estudos, o programa Vida de Saúde contará com uma plataforma única e exclusiva para cadastrar todos os moradores e acompanhar a evolução dos principais indicadores de saúde e estilo de vida da população da cidade.

A plataforma “Oi, Atalla!”, desenvolvida pela @labCorp e recém-lançada pelo professor de educação física, permite que cada pessoa simule treinos e anote todas as suas atividades diárias. Além disso, conta com um aplicativo mobile com pedômetro que marca, automaticamente, quanto o usuário está se movimentando por dia. Com essas informações, ele saberá se está alcançando a meta de passos gerada com base nas respostas no momento da avaliação inicial.

Além disso, a plataforma oferece conteúdo personalizado, como dicas de nutrição e atividades físicas, e promove a integração por meio de “desafios” entre os usuários. Tudo para aumentar a motivação e o engajamento de todos os cidadãos de Jaguariúna no programa.

A largada do Vida de Saúde ocorrerá em uma caminhada partindo do Centro Cultural, na cidade de Jaguariúna. Este será o primeiro passo para o início de uma mudança comportamental em larga escala que promete se estender para todo o planeta. Como diz o mentor do projeto: “Medicina preventiva é a nossa rotina, como nos movimentamos, como comemos, como dormimos. Por isso a pílula mágica da saúde está em cada um de nós. Nós que a produzimos, a cada dia.”

O diretor institucional da Amil, Antonio Jorge Kropf, empresa que patrocina o Vida de Saúde, destaca a importância dos modelos assistenciais que priorizam o estímulo a uma melhor qualidade de vida. “Um dos maiores desafios da sociedade moderna é buscar os hábitos saudáveis, em especial no que diz respeito ao sedentarismo e à obesidade. Nesse sentido, a prevenção e os cuidados pessoais precisam ser os principais alicerces de um modelo de saúde. E o patrocínio a esse projeto reflete o comprometimento da Amil com a promoção da saúde – característica que sempre esteve presente na história da empresa”, afirma o médico.

Sobre Marcio Atalla

Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, Marcio Atalla tem a filosofia de vida baseada em hábitos saudáveis através da prática regular de atividade física, com uma alimentação balanceada e baseada em boas escolhas e livre de culpas e dietas.

Marcio já atuou em diversos projetos. Preparou a modelo e atriz Claudia Liz para filmar "As meninas", em que ela perdia seis quilos do início até o fim do filme. Trabalhou com profissionais do tênis, como a brasileira Mirian D´Agostini, a grega Christina Papadaki, a holandesa Seda Noorlander, entre outras. Preparou o campeão olímpico de vôlei Carlão ao lado do parceiro Paulo Emílio, no vôlei de praia.

Realizou o reality show Época Saúde feito em 13 episódios, em parceria com a Revista Época, no qual seis pessoas sedentárias procuraram mudar o estilo de vida para ganhar mais saúde. Na televisão, colocou em prática o Medida Certa, do Fantástico, o Medidinha Certa, com crianças moradoras de São Paulo, e o programa do GNT Loucuras de Verão.

Ainda lançou o longa-metragem Naquela Época e Hoje, sobre a mudança de hábitos no dia a dia, na alimentação e no comportamento, e em como essas diferenças afetaram à saúde das pessoas.

É autor dos livros Sua Vida em Movimento, A Dieta Ideal e Segredos do GNT para o seu Bem Star.

Sobre Jaguariúna

Jaguariúna é uma cidade acolhedora, rica em sua grandeza natural e que se destaca pela qualidade de vida. Com o slogan “Bonita por Natureza”, Jaguariúna é privilegiada com 14 parques, mais de 20 praças e 10 áreas de esporte e lazer, tornando-a uma referência na área ambiental. Outro fator de destaque é a implantação do Cartão Cidadão em 2007, que é um documento único e exclusivo destinado aos moradores de Jaguariúna para utilização dos serviços públicos do município, principalmente na área de Saúde. A Prefeitura de Jaguariúna preza pelo bem-estar e qualidade de vida da população por meio de ações preventivas e de cuidado com a Saúde. O projeto Vida de Saúde com Marcio Atalla, inédito no País, irá melhorar a qualidade de vida e saúde da população (50 mil habitantes) de Jaguariúna e reduzir os gastos públicos com Saúde. Para mais informações acesse jaguariuna.sp.gov.br.

Sobre a 9ine

A 9ine é uma agência do grupo WPP, com expertise em toda a área da comunicação – o que inclui eventos, patrocínio, ações digitais, relações públicas, entre outras. Fundada em 2011, atua para marcas como Gol Linhas Aéreas, Johnson & Johnson, Abecs e Villa Mix Festival. Sua outra frente de trabalho é o gerenciamento da imagem de atletas, artistas e celebridades, que envolve atividades como captação de patrocínio, relações públicas e ações digitais. Além de Ronaldo Nazário – presidente da agência - Rafael Nadal e o jogador Neymar Jr. é atleta da 9ine. Na área de entretenimento, estão com a agência Claudia Leitte, os atores Alexandre Nero e Paolla Oliveira e o professor Márcio Atalla.

Sobre a Amil

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. Reconhecida por sua ampla variedade de planos de assistência médica e odontológica, a empresa é referência também em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, sendo pioneira nesse modelo de assistência no Brasil, desde a década de 1990. Com iniciativas disponíveis aos seus 6 milhões de clientes, como programas antitabagismo e voltados para gestantes e idosos, em 2014 adotou a causa do combate à obesidade infantil – raiz de muitas doenças crônicas que afligem a população na idade adulta. O Vida de Saúde é mais um projeto que integra esse movimento, que já alcançou mais de 120 milhões de pessoas, por meio de ações diversificadas de conscientização e estímulo a uma vida mais saudável. Para mais informações, acesse www.amil.com.br.

Sobre a Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

A FAJ atua na formação de profissionais qualificados para atender as exigências das empresas instaladas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), um dos maiores polos tecnológicos do país.

Com seus 25 cursos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas e Tecnologia, a FAJ conta com uma formação acadêmica de excelência baseada na vivência prática da carreira. Hoje atua com mais de doze mil alunos, sendo que seus cinco Campi são dotados de infraestrutura completa, instalações modernas para o exercício das atividades práticas, corpo docente de alto nível, além de convênios com centenas de parceiros nacionais e internacionais que garantem campos de intercâmbio, estágio e formação profissional.

Nas últimas avaliações realizadas pelo MEC e RUF (Ranking Universitário Folha) a FAJ se classificou em 1° lugar do Brasil com o curso de graduação Educação Física (ENADE/MEC), além de também conquistar o 1° lugar no Brasil como Faculdade de Medicina Veterinária (RUF). Tais reconhecimentos se devem também ao seu projeto pedagógico, capacitação contínua de seus professores e inovação das técnicas de ensino, aplicadas à metodologia ativa, método internacional usado em grandes universidades como Harvard e Anderson University.